» Tipos de aquecedores elétricos

Tipos de aquecedores elétricos

Assim como os aquecedores a gás, os aquecedores elétricos também podem ser divididos como: passagem e acumulação.

Aquecedores elétricos de passagem

São tão comuns, que mal nos damos conta deles. Chuveiros elétricos, aquecedores de torneiras (instalados sob ou sobre pia) e similares, são exemplos de aquecedores elétricos de passagem.

Sua eficiência é menor do que os aquecedores de acumulação, e geralmente são instalados diretamente no ponto de uso. Suas vantagens são o baixo custo e facilidade de instalação, principalmente por dispensarem uma tubulação específica de água quente. No caso dos chuveiros e das torneiras elétricas, há como desvantagem o alto consumo e o baixo rendimento. Consequentemente, a água pode não estar sendo aquecida o suficiente nos dias mais frios ou, para atingir uma temperatura mais alta, pode ser necessário reduzir o volume de água, gerando um banho desconfortável.

Mas é possível encontrar no mercado bons aquecedores elétricos de passagem, com possibilidade de atender a mais de um ponto e boa capacidade de aquecimento. Obviamente, seu custo é superior ao dos chuveiros elétricos e, o consumo, igualmente considerável.

Aquecedores elétricos de acumulação

O exemplo mais comum de aquecedor elétrico de acumulação é o boiler. Tem formato similar aos aquecedores a gás de acumulação: uma espécie de grande cilindro metálico.

A água fica acumulada dentro deste cilindro e permanece aquecida por resistências elétricas. As vantagens desse sistema são sua eficácia na produção de água quente, o fato de a água chegar rapidamente ao ponto de consumo e a possibilidade de atender diversos pontos. Sua desvantagem é o alto consumo de energia para manter a água aquecida.

Para reduzir o consumo, entretanto, é possível a instalação de temporizadores e termostatos, que programam o acionamento da resistência, se adequando melhor às suas necessidades de consumo e assim, reduzindo o consumo de energia.