» Diferença entre o GN e GLP

Diferença entre o GN e GLP

O GLP (que significa Gás Liquefeito de Petróleo) é extraído das frações mais leves do petróleo, sendo um produto gasoso, inodoro, inflamável e pode ser asfixiante se aspirado em grandes concentrações. Na temperatura ambiente costuma passar por transformações relacionadas à sua pressão e passa a apresentar a forma líquida. Com isso, torna-se um combustível muito utilizado, principalmente pela sua facilidade de armazenar em vasilhames, facilitando o seu transporte. Por exemplo em botijões. Para que vazamentos de gás sejam detectados, se adiciona um aditivo a base de enxofre, tendo assim um odor característico.

O Gás Natural é composto pelo gás metano (CH4), mais leve do que o ar e dissipa-se com mais rapidez em caso de vazamentos. Já o GLP é composto por propano e butano, substâncias mais pesadas que o ar e costumam se acumular junto ao chão.

Em relação ao desempenho, o do Gás Natural é considerado o mesmo do GLP, mas se suas instalações são para o GLP e você deseja passar para o Gás Natural, procure estar atento às modificações e adaptações necessárias em suas instalações e aparelhos domésticos . Esta conversão até é possível, mas provavelmente terá que mudar os queimadores dos fogões e aquecedores, por exemplo.

O Gás Natural possui um fornecimento ininterrupto pelas redes de distribuição. Sua pressão é sempre a mesma permitindo que a chama permaneça estável. E você tem o controle do seu gasto. No caso de um condomínio, por exemplo, na maioria das vezes, não há o desconforto de ratear a conta, já que cada morador só paga pelo o que consome. Ainda tem a vantagem de aproveitar espaço na sua residência. Já que você não necessitará de um local para armazenamento e estoque de botijões.